ONDE ENCONTRO UMA SOCIEDADE ESP√ćRITA? ūüĎÄ

Nelson M M Cardoso
Imagem comum no “espiritismo crist√£o”

Esta imagem pode ser muito usada no movimento espírita para fazer uma associação entre os Cristianismos e o Espiritismo.

Não, não é por isso que ela está postada aqui: o Espiritismo não é uma seita e portanto não é cristão.

Jesus não é o norte do Espiritismo.

O Espiritismo vai al√©m: √© a filosofia que tr√°s uma proposta moral ao ser humano e uma ci√™ncia espec√≠fica de observa√ß√£o. Acompanha o progresso e aceita mudar as suas posi√ß√Ķes de acordo com as novas descobertas da ci√™ncia: seja na √°rea da Arqueologia, da Hist√≥ria, da Psicologia, da Medicina, da Astronomia… pois nada ir√° alterar a sua ess√™ncia!

Se os ensinamentos de Jesus estão sendo revelados como importantes para o crescimento moral da humanidade, que bom! Seja bem-vindo, Jesus! Assim como sejam bem-vindos Buda, Sócrates, Platão, Hipátia de Alexandria, Ghandi, Dalai Lama e vários outros seres humanos!

O espírita não anda atrás dos Espiritos para dizerem o que está certo e o que está errado pois o verdadeiro espírita não acredita nos Espíritos cegamente.Aliás, nem em tudo que Allan Kardec disse, como ele próprio aconselhou!

O espirita pesquisa, estuda, usa o bom senso e a raz√£o para poder assim questionar, duvidar e fazer novas perguntas. Sempre haver√° novas perguntas!

O Espiritismo n√£o √© religi√£o, mas os seus adeptos podem ser cat√≥licos, protestantes, judeus, budistas, mu√ßulmanos, umbandistas, adeptos do candombl√©, agn√≥sticos, ateus… sabem por que?

Por todos eles serem muito bem acolhidos na doutrina espírita!

Mas não se iluda quanto a ser um espírita!

Conhecer por ouvir falar, achar curioso, ler alguma coisa na mídia, assistir palestras de famosos oradores, pagar por congressos luxuosos, não o torna um espírita! Nem sequer será um candidato!

Acredite: ninguém irá convidar você para frequentar uma casa espírita! Será você que irá procurar, perguntar, desejar estudar de maneira profunda e se interessar em participar de um grupo de estudos.

Mas antes de ser aceito neste grupo você receberá um livro para estudar e somente depois de estudá-lo bem, se voltar, claro, será entrevistado e sendo aprovado, parabéns! Agora você é um simples neófito!

Ah…? Como? Voc√™ est√° rindo? N√£o estou falando de Espiritismo? Qualquer um pode entrar em um grupo de estudos nos centros esp√≠ritas que voc√™ conhece? √Č s√≥ ser crist√£o?? Ou dizer que est√° sofrendo??

Bem, amiga ou amigo, sinto lhe dizer: você não conheceu um ambiente espírita! Esta casa, centro, sociedade, grupo que você conhece é apenas mais uma capela cristã-espiritualista ou um hospital geral sem profissionais que também pode distribuir cestas básicas!

Onde encontrar um centro espírita? Bem, sejamos modestos. O melhor é pesquisar muito e se, o que é provável, não encontrar nenhum, procure uma pessoa que deseja conhecer o Espiritismo de verdade e comecem a estudar.

Atualmente, enquanto durar a pandemia, apenas pela internet, comece o estudo pelo livro:

O QUE √Č O ESPIRITISMO, de Allan Kardec.

Bom estudo!

Deixe um coment√°rio

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Voc√™ est√° comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em coment√°rios s√£o processados.