O BUSCADOR SAIU A BUSCAR…

Nelson Murilo M Cardoso

 Muita gente, inclusive espíritas cristãos, aceitam a ideia de pagar as suas “dívidas” ou “pecados” barganhando com a divina providência. Permanecem naquele lugar onde se sentem envolvidos por “irmãos” com os mesmos desejos, que por extrema semelhança acabam se tornando um ser coletivo… seu ser se dilui na massa que não tem o trabalho de pensar, pois o mito que seguem oferece tudo que necessitam. A vontade desse ser coletivo subjuga a própria personalidade pois esta ficará diluída na vontade do seu próximo como uma vitamina de várias frutas com um único sabor. Para que usar o próprio raciocínio se o futuro lhe foi garantido pela promessa de seu mito? Então o ser sem o uso do pensar oferece a sua vida dizendo: – “Eu aceito Jesus Cristo e por isso estou salvo“.

1 – OS MITOS FASCINANDO A MASSA, 2- OS MANIPULADORES DOS MITOS, 3 – 0 BUSCADOR.

             Os que mudaram de cartilha, e acreditam agora em resgate das suas dívidas passadas, argumentam: – “Eu faço a caridade, dou passes e entrego cestas básicas, recebo muitos bônus-hora e não irei para o umbral; estarei no Nosso Lar aguardando o mundo de regeneração prometido pelos meus ídolos da terra e da ‘espiritualidade superior’ dos quais esses ídolos são intermediários”. Todos se iludem e se acomodam na espera de se cumprir a promessa do Senhor. Podem trocar de livro, mas continuam não entendendo nada ou pior: ainda pensam que entendem.

             Outros, entretanto, já cansaram de esperar pelas promessas e viram que a barganha, usando a falsa caridade ou o nome do Senhor que a todos julgará, não os tirou do lugar de espera em que estão há tanto tempo! Essa promessa parece mais morosa que a burocrática justiça humana!

             Na verdade, é a dor que começa a incomodar essas pessoas… E quando, neste momento, elas se percebem e partem para o processo do autoconhecimento mesmo sem a garantia de que todas as questões da vida que lhe incomodavam possam ser respondidas, e que ainda poderão encontrar novas questões. Todavia a busca que iniciaram, ah…, essa não tem mais volta! O retorno seria como se um adulto conseguisse voltar a ser criança; não me refiro neste caso ao ser que mesmo na maturidade física não saiu da infância mental!

             Se você agora se incomodou com alguma coisa que escrevi, quem sabe tenha chegado a sua hora de iniciar – por você mesmo (a)! – a caminhada da eterna busca da verdade? Não, ninguém vai lhe convidar! Ninguém estará lhe oferecendo nada em troca! Nem irá cobrar qualquer coisa! A questão é somente de você para você.

             Escolhas são pessoais e intransferíveis, então tenha a certeza de que aqueles que iniciaram a busca antes de você, como alguns entre os seus amigos e os seus conhecidos, não irão lhe esperar! Como também jamais voltarão para buscá-lo.

Um comentário em “O BUSCADOR SAIU A BUSCAR…

  1. Muitos ainda prefere seguir mitos de segui a sim próprio, pq na verdade não gostam da sua própria companhia, se acomodaram naquela vida de trocas eu faço bem mereço o bem, muitos ainda tem preguiça de ir em busca de suas respostas…. é cego guiando cego!!!! Muito bom o texto!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.