2019: 160 anos do livro “O QUE É O ESPIRITISMO”!

Nelson Cardoso

(*) – 1859 – Lançamento do livro “O que é o Espiritismo”. (Allan Kardec de A a Z – Temário da obra kardequiana)

Dois anos após o lançamento da primeira edição de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec lança o livro “O que é o Espiritismo” – (QE), com uma proposta definida em seu preâmbulo: “Pareceu-nos útil, apresentar, em um quadro restrito, a resposta a algumas das questões fundamentais que nos são diariamente dirigidas. Isto será para o leitor, uma primeira iniciação e, para nós, tempo ganho pela dispensa de repetir constantemente a mesma coisa.”

Porém mais que um resumo, a condição de ser um grande didata, permitiu à Hippolyte Rivail, desenvolver um estudo qualificado sobre os princípios da Doutrina Espírita, sendo fonte de consultas permanentes, não somente ao iniciante, mas à todo adepto ou simpatizante. “Em resumo não é somente útil para os iniciantes que poderão nele, em pouco tempo e sem muito esforço, haurir as noções mais essenciais, mas também o é para os adeptos aos quais ele fornece os meios para responder às primeiras objeções que não deixam de lhe fazer, e, de outra parte, porque aqui encontrarão reunidos, em um quadro restrito, e sob a um mesmo exame, os princípios que eles não devem jamais perder de vista.”

O livro é dividido em três capítulos sendo o primeiro intitulado “Pequena conferência espírita”, onde por meio de três diálogos, Kardec responde à dúvidas colocadas por um CRÍTICO, um CÉPTICO e um PADRE, pelo método de perguntas e respostas, representando questões levantadas pelo leitor. No capítulo 2, temos as noções elementares do Espiritismo. Já no terceiro capítulo, apresenta soluções de alguns problemas pela Doutrina Espirita, representando as preocupações mais frequentes sobre o significado da vida.

Em algumas edições, como a da IDE Editora, foi acrescentado dois folhetos: “O Espiritismo em sua mais Simples Expressão”, contendo uma exposição sumária do ensino dos Espíritos e um histórico do Espiritismo. e o “Resumo da Lei dos Fenômenos Espíritas”, onde em suas observações preliminares, Kardec esclarece que “Esta instrução foi feita, sobretudo, tendo em vista as pessoas que não possuem nenhuma noção de Espiritismo. Nos grupos ou reuniões espíritas, onde se encontrem assistentes noviços, pode servir, utilmente, de preâmbulo às sessões, segundo as necessidades.” (grifo nosso). Consta na edição da FEB, a biografia de Allan Kardec, por Henri Sausse.

Pela abrangência e a forma resumida, porém altamente esclarecedora que apresenta, esta obra não pode deixar de ser utilizada para consultas à qualquer momento e, principalmente, como primeira referência para os estudos de iniciantes nas Casas Espíritas. Deixando assim, ao candidato à aprendiz do Espiritismo, a noção correta da proposta de Kardec, afastando ensaios de achismos e opiniões pessoais, tanto de coordenadores e facilitadores, como de Espíritos de Sistema, com as suas verdades absolutas. Indicado para todos os tarefeiros da Casa, em qualquer tempo.

Bibliografia: – O QUE É O ESPIRITISMO, Allan Kardec, 74ª edição, 21ª reimpressão – fevereiro de 2015, Editora IDE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.