ADORAÇÃO, RELIGIÃO E OPINIÕES

Identifica-se na pergunta 649 de O Livro dos Espíritos (LE) que “A adoração é a elevação do pensamento à Deus. Pela adoração, a alma se aproxima dele.” Em complemento a esta informação, acha-se na pergunta 652, no tocante á adoração, que “Ela está na lei Natural, visto que é o resultado de um sentimento inato do homem. Por isso ela se encontra em todos os povos, ainda que sob formas diferentes.”

A esse respeito, percebe-se que a proposta da Doutrina Espírita à humanidade, apresenta, em sua essência, o sentimento de fraternidade, através da comunhão de pensamentos. Essas ideias novas que revelam um sentido de acolhimento e consolo e de consolo aos homens que estão desiludidos e em busca de um novo sentido para vida. Sendo assim, havendo comunhão de pensamentos, as assembleias religiosas podem e devem permanecer, pois, como se encontra na Revista Espirita (1868 p. 488), ““Uma religião, em sua acepção larga e verdadeira, é um laço que religa os homens numa comunhão de sentimentos, de princípios e de crenças;[grifos nossos].

Verificamos, entre as opiniões pessoais, que houve uma tentativa de mudar o sentido dessa palavra, no intuito de criar o que chamo de Neo-Dogma. Neste caminho ardilosamente planejado, pois não se trata de simples ignorância de quem o propaga, as deformações tomam sentido de verdades pela repetição em ambientes de palestras públicas, onde os oradores gostam muito de citar pessoas e Espíritos famosos sem questiona-los.

Religare é uma palavra do Latim que significa laço. Para enfeixar a palavra “religião” com o divino, usou-se o laço para religar homens à Deus, quando sabemos bem, que o homem nunca estará “desligado” de Deus, mesmo se quisesse! A TEORIA DE SE ESTAR AFASTADO DE DEUS É DOGMÁTICA, tem o sentido de “trazer a pessoa de volta”, pelo medo. O laço deve ser entre os homens, no sentido fraterno.

Uma reunião fraterna

No sentido filosófico, o Espiritismo é uma religião e nós nos vangloriamos por isso, porque é a Doutrina que funda os vínculos de fraternidade e de comunhão de pensamentos, não sobre uma simples convenção, mas sobre base mais sólidas: as próprias leis da Natureza.” (Kardec 1868, p.490), neste trecho Kardec deixa bem definido o sentido universal que a palavra religião tem em seu significado primitivo. Mas não como ela é entendida e usada pelas pessoas. Portanto, o Espiritismo não pode ser confundido com mais uma nova religião, formada dentro dos princípios absolutos em matéria de fé: como rituais, dogmas e hierarquias sacerdotais. Ainda sobre o caráter do Espiritismo, Kardec nos alerta, ainda, quanto ao Espiritismo não ser uma religião que “Não tendo o Espiritismo nenhum dos caracteres de uma religião, na acepção usual da palavra, não podia nem devia enfeitar-se com um título sobre cujo valor inevitavelmente se teria equivocado. Eis por que simplesmente se diz: Doutrina filosófica e moral.” (KARDEC, p. 490).

E AS OPINIÕES CONTINUAM INSISTENTES!

Por fim, no clima dos achismos dos pseudo-sábios, a religião foi confundida com a adoração ao Ser Superior, presente nos instintos humanos desde o período pré-histórico. Afirmando-se que a religião teria sido a primeira manifestação do homem na humanidade, novamente querem criar dogmas! Confundindo a adoração individual daqueles homens ainda sobre forte influencia instintiva, com a religião constituída de cânticos, rituais de oferendas e sacrifícios, terem surgido somente milhares de anos depois.

Assim, vamos ler, estudar e pensar, pois a repetição de ideias, sem o uso da razão é o caminho mais rápido para a mistificação e a fé cega.

BIBLIOGRAFIA: KARDEC, Allan – O Livro dos Espíritos.

KARDEC, Allan. Revista Espírita, dezembro de 1868, FEB.

3 comentários em “ADORAÇÃO, RELIGIÃO E OPINIÕES

  1. Essa palavra laço tão forte ao mesmo tempo delicada na grandeza da ligação com Deus, mais o homem insiste em fazer disso uma religião mudando completamente o sentido da palavra,vem já a muitos séculos o ser humano acha que precisa de algo para adorar, se não ele não estará ligado a Deus….mais uma vez repetindo os mesmos erros!!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.