O PROGRESSO QUE NOS IMPULSIONA.

Nelson Cardoso

Na questão 779 de O Livro dos Espíritos, Allan kardec pergunta se o homem possui em si a força de progredir ou o progresso não é senão o produto de um ensinamento.

– O homem se desenvolve, ele mesmo, naturalmente. Mas nem todos progridem ao mesmo tempo e da mesma forma; é então que os mais avançados ajudam o progresso dos outros, pelo contato social.

Na resposta podemos verificar como a humanidade evoluiu no contato social. Os Espíritos não dividem os homens entre os mais avançados e os mais atrasados. Falam dos que estão mais avançados no sentido de ajudar o progresso dos outros. Não há um julgamento dos que estão atrasados, mas um subtendida compartilhamento fraternal dos mais evoluídos para com todos.

Diante deste esclarecimento, podemos entender melhor, as diferentes fases que a humanidade passou dos tempos remotos até hoje. Como os textos que nos chegam através da história, e que não devem ser compreendidos, se não nos reportarmos ao ambiente do tempo em que foram escritos. Envolvendo todo o entorno cultural daquela época.

Seria impossível simplesmente transportar de um tempo à outro, definições básicas de anatomia, geografia ou filosofia, moral e ética. Em cada época tivemos sim, homens compartilhando conhecimentos que, dependendo da sua aplicabilidade, avançam por maior ou menor espaço de tempo. Ou, pela universalidade destes, valem para todos os tempos, como as leis que regem o universo.

Sabemos também, que o progresso dos povos, mesmo com a ajuda desses homens, não se faz num caminho linear e constante. Existem fatores que entravam o caminho (questões 781, 782), e como enuncia a questão 783, quando um povo não avança depressa, lhes suscita de tempos em tempos, um abalo físico ou moral, que o transforma. Não como castigo, mas apenas a consequência da imobilidade em choque com o progresso necessário.

Não é difícil entender este movimento, compreendendo que o coletivo é o somatório de cada indivíduo, onde passa por experiencias, advindas das escolhas feitas, gerando um crescimento ou uma estagnação.

PEDI E SE VOS DARÁ. BUSCAI E ACHAREIS.

A doutrina espírita surge em tempos oportunos, oferecendo uma opção aos descrentes e desiludidos. Àqueles que se decepcionaram com as eternas promessas salvacionistas. Estes descrentes são chamados ao raciocínio, levando-os ao entendimento claro de suas liberdades e responsabilidades.

“(…) O Espiritismo, por sua vez, vem mostrar uma nova lei, uma nova força da Natureza: a que reside na ação do Espírito sobre a matéria, lei tão universal quanto a da gravitação e da eletricidade,
conquanto ainda desconhecida e negada por certas pessoas, como o foram todas as outras leis na época de suas descobertas.

(…) É, pois, resultado da observação; num palavra, uma ciência: a ciência das relações entre o mundo visível e o mundo invisível; ciência ainda imperfeita, mas que se completa todos os dias por novos
estudos e que, tende certeza, ocupará o seu lugar ao lado das
ciências positivas. Digo positivas, porque toda ciência que repousa
sobre fatos é uma ciência positiva, e não puramente especulativa”.
(1)

Temos motivos para entender que esse conjunto de revelações apresentadas nos últimos séculos, e aceleradas nas últimas décadas, permitirão a sociedade se conhecer melhor, revendo as mensagens trazidas em tempos remotos, mas atuais no despertar e encorajar as pessoas desiludidas, para a busca de suas desejadas mudanças.

(1) – Revista Espírita, Nov. 1864: “O Espiritismo é uma Ciência Positiva
ALOCUÇÃO DO SR. ALLAN KARDEC AOS ESPÍRITAS DE
BRUXELAS E ANTUÉRPIA, EM 1864″.

.

2 comentários em “O PROGRESSO QUE NOS IMPULSIONA.

  1. Perfeita sua explicação, tem muitos que ainda trazem de suas existências passadas um Cristo sofrido e linde de nosso alcance, quando passamos a pensar num Jesus humano, homem, de inteligência incomum, de pensamentos diferenciados e com objetivo de ajudar seu próximo, de amar sem condições e crenças o ser humano se assustar, pq não foi isso que ele conheceu no passado, hj eu vejo um Jesus que com o tempo e esforço eu posso alcançar!!! Forte abraço!!!
    Gratidão!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.