O CONHECIMENTO TRANSFORMA PESSOAS

Nelson Cardoso


Na Casa de Tereza, em Copacabana, onde fomos nos despedir pessoalmente do amigo Liszt Rangel, após uma semana da jornada empreendida no Estado do Rio de Janeiro, e em um ambiente de acolhimento fraterno e muita vibração positiva nesta Casa Espírita, assistimos o seminário “O Jesus Histórico e sua Mensagem”.
Obtivemos o compartilhamento da mensagem que atravessou o tempo, sob circunstâncias tão adversas, que se admira ter chegado até aqui . Certamente chegou pela afinidade que ela têm com a nossa essência divina, um DNA imortal. A lei universal do amor que nos envolve e onde caminhamos dentro das próprias escolhas.
Vamos à um breve resumo do seminário.
Jesus, um homem do seu tempo, com a cultura de seu povo, partiu desta cultura, ampliando-a com seu olhar de justiça e amor à humanidade.
Teshuvá – O retorno à essência espiritual. Não viemos para materializar o espírito, mas para espiritualizar a matéria.Somos eternos vir á ser. Na Gênese, capítulo 1, Kardec fala que o espiritismo veio resgatar o cristianismo NA SUA ESSÊNCIA. Na mensagem de Jesus.Precisamos da facilidade do aprendizado de uma criança. O reino está dentro de nós.Com o auto-amor, Teshuvá, amaremos o próximo.
Jesus falou de Emuná, a fé absoluta em Deus. Se ver em Deus. Saberá porque crê, com conhecimento e consciência. Emuná.


Religião é cartase ,(que significa libertação, expulsão ou purgação) para a população sofrida.
Liszt localiza os ensinamentos de Jesus, na Doutrina Espírita:- A estranha moral. Amar o próximo, seja quem for. O auto perdão para poder perdoar. É preciso amar. Somente se amando, poderá ser amado.

Provável imagem de Jesus

– Evitar rezar em grupo o Pai Nosso. Será de forma mecânica.
– O espiritismo acolhe qualquer religião, pois possui religiosidade, ou seja, o sentido fraterno!
Liszt nos sugere a pesquisa do capítulo 3, Livro dos Médiuns.A biografia de Kardec em O que é o Espiritismo.
A essência se revela através do hálito mental. (André Luiz). Revela a identidade moral e evolutiva do Espírito.
No Evangelho Segundo o Espiritismo, Kardec deixou Espíritos religiosos transmitirem as suas mensagens, para podermos fazer comparações. Não para crer como verdades absolutas.
Sugerir às pessoas, lerem um livro, antes de conversar sobre espiritismo.
O objetivo deve ser COMPARTILHAR, antes de ENSINAR.
Esta é a riqueza que não se destrói com o tempo. Ela nos incentiva à buscar e caminhar incessantemente. Não tem personalismo de homens. Mas a generosidade de compartilhar ideias!
As perguntas, os depoimentos prestados, revelaram, não apenas neste, mas em todos os seminários desta semana, a busca muitas vezes contida pela falta de oportunidade de um esclarecimento, do público das casas espíritas. É tempo delas, à exemplo destas Casas que acolheram as ideias trazidas por Liszt Rangel, abrirem as suas portas ao conhecimento renovador, para dar prosseguimento à obra transformadora dos Espíritos, contida nos livros da codificação de Kardec.

Um basta ao atraso, à preguiça, ao marasmo, que permite a volta da mistificação, do dogmatismo, do aceitar tudo que se diz, por idolatria à Espíritos de sistema (como disse Kardec), médiuns e palestrantes que divulgam ideias próprias, sem fundamento algum.É tempo dessas casas abrirem as suas portas ao conhecimento renovador, para dar prosseguimento à obra transformadora dos Espíritos, contida nos livros da codificação de Kardec.
A importante contribuição de Allan Kardec à humanidade, merece todo o nosso respeito!

Allan Kardec

Um comentário em “O CONHECIMENTO TRANSFORMA PESSOAS

  1. Como merece o nosso respeito, Allan Kardec teve o cuidado de estudar e avaliar todas as perguntas com respostas recebidas de vários espíritos, ele teve o cuidado de observar e analisar cada resposta recebida para que o livro tivesse fundamentos , que ele se tornasse um grande livro de estudos, mais infelizmente as pessoas pegar outros como verdade absoluta!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.